Como ser produtivo

Você sabia que a acupuntura pode aumentar sua produtividade?

Como ser produtivo

Quem nunca se sentiu improdutivo, cansado, desanimado? Parece que hoje em dia é só o que sentimos, não é mesmo? Somos cada vez mais cobrados a produzir, produzir, produzir. Entregas no prazo, e com qualidade! Mas… nem sempre estamos bem para produzir o tanto que nos é demandado. 

Já falamos um pouco aqui no blog sobre o cansaço. Mas hoje o foco é a produtividade! 

A Medicina Chinesa explica o porquê dessa improdutividade que sentimos, e propõe formas simples de evitá-la. 

Produzindo cada vez mais! 

No mundo de hoje, parece que nosso sucesso profissional é medido somente em relação à quantidade e qualidade do que produzimos. Quem já não teve uma folguinha no meio da semana e se sentiu culpado por não estar terminando aquela tarefa do trabalho? Situações como essa têm se tornado cada vez mais comuns.

Com a era da tecnologia de informação e da internet, os seres humanos têm sido cobrados praticamente na mesma moeda que os robôs. Sabemos que um computador é capaz de realizar inúmeros processos em frações de segundos, mas a mente humana não funciona da mesma forma. 

Nossa mente tem uma capacidade muito maior que a de um computador, fato esse já comprovado pela ciência. Isso porque seus processos não são lineares, como os que ocorrem nas máquinas. Somos capazes de fazer associações livres, somos dotados de criatividade. 

Nosso desgaste mental e “falta de produtividade” vêm desse tipo de cobrança. Mas existem algumas práticas que podemos fazer para evitar esse desgaste mental.

Coração e a Mente

Para a Medicina Chinesa, o canal energético do Coração é o mais importante de todos. É considerado por alguns autores como “soberano” ou “monarca” de todos os outros canais internos. Isso porque o Coração tem como uma de suas funções principais abrigar a Mente. 

A Mente, ou Shen, é considerada o complexo das faculdades mentais, de acordo com Maciocia (1996, p.94). Além disso, a Mente também pode ser vista como a esfera dos aspectos emocionais, mentais e espirituais do ser humano, segundo o mesmo autor. 

Sobretudo, o Coração também é visto como o governador do sangue, ou Xue. Se o Coração é forte, o sangue bem suprido e circulando livremente, dizemos que a pessoa é de constituição boa e vigorosa. 

Nesse cenário, o estado do canal energético do Coração irá ter efeito direto sobre as atividades mentais do indivíduo, inclusive sobre seu estado emocional. 

As atividades mentais e emocionais, a consciência, a memória, o pensamento e o sono são as cinco funções mais afetadas pelo estado do Coração.

Sabendo dessa relação entre Coração e Mente, podemos entender a relação direta com nossa produtividade no dia-a-dia. Se o Coração é forte e, em conjunto, se o sangue é abundante, haverá uma atividade mental normal.

Mais que isso, teremos uma pessoa com uma vida emocional mais equilibrada, consciência mais clara, memória boa, pensamentos saudáveis e um sono adequado. 

Como evitar a fadiga mental 

Mas como evitar a falta de produtividade, se somos constantemente cobrados? Como sempre falamos por aqui, a chave é o equilíbrio! 

Práticas de reeducação mental, como meditação, são imprescindíveis. Assim como a prática constante de exercícios físicos e boa alimentação. Manter o canal energético do Coração sempre tonificado, e nunca com energia em excesso, também é fundamental. 

Um tratamento com acupuntura e técnicas de Medicina Tradicional Chinesa pode te ensinar muito sobre esse e outros processos de seu corpo. Agende já sua consulta e entenda melhor como a acupuntura pode te ajudar!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp