Screen Shot 2020-01-27 at 13.35.45

Você sabe como funciona o tratamento de úlceras com acupuntura?

No ocidente, ainda existe pouca informação sobre a acupuntura e sua eficácia. No entanto, já existem diversos estudos que comprovam os resultados positivos quando a técnica é aplicada no tratamento de doenças respiratórias, insônia, depressão e até na cicatrização de úlceras.

Conhecia todas essas possibilidades? Nesse texto, você vai conhecer mais sobre essa terapia chinesa e sobre como ela atua no tratamentos dessas lesões.

O que são úlceras?

São um tipo de lesão aberta, que surgem em diferentes áreas do corpo provocando dor e desconforto. As úlceras podem ser orais, por pressão, venosas ou peptídicas, sendo cada tipo causado por um fator diferente.

As orais são pequenas lesões que surgem na boca, no interior das bochechas ou nas gengivas. Ocorrem em consequência de um ferimento causado pelo uso de aparelhos odontológicos ou por uma mordida errada, por exemplo.

Já o tipo por pressão tem esse nome porque é causado pelo excesso de pressão em uma região do corpo, que provoca uma lesão na pele. É mais comum em pacientes acamados ou pessoas que tenham a mobilidade reduzida.

As venosas ocorrem em função de uma hipertensão dentro das veias. Esse aumento da pressão sanguínea pode acontecer devido a presença de varizes, como consequência da obesidade ou por permanecer por muito tempo em pé ou sentado.

As peptídicas surgem por ocasião de um distúrbio no revestimento interno do esôfago (esofágicas), estômago (gástricas) ou do duodeno (duodenais).

Como a acupuntura atua nesse problema?

Na medicina tradicional chinesa, as úlceras surgem quando há uma estagnação de Qi e do Xue (sangue). Essa paralisação ocorre porque há um Vazio de Qi e de Xue que comumente tem origem na Deficiência do Gan (fígado).

Essa deficiência faz com que o direcionamento do Xue fique comprometido, seja por ocasião de doenças crônicas ou pela fraqueza do Qi.

Para realizar o tratamento das úlceras, o acupunturista irá avaliar a lesão para verificar se há a deficiência de Qi ou estase venosa no local. Em seguida, com a aplicação das agulhas em pontos específicos, os líquidos corpóreos e o sangue irão fluir.

Essa fluidez propiciará a limpeza das toxinas na região da lesão, o que irá promover a cicatrização mais rápida da ferida.

Na maioria dos casos de úlceras, a acupuntura atua como um tratamento auxiliar a outro procedimento da medicina tradicional. Caso queira a resposta para outras dúvidas, converse com um acupunturista. Ou Agende agora mesmo sua consulta!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp