Screen Shot 2020-06-26 at 08.25.26

Sofrer de sinusite, jamais! Entenda como a acupuntura pode ser a solução!

Com as mudanças de temperatura que têm ocorrido nessa época do ano, se iniciam os surtos das doenças respiratórias, dentre elas, a sinusite. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que a acupuntura é uma forma eficiente de tratar essas e outras doenças.

Já falamos um pouco aqui no blog sobre isso, mas hoje iremos mais a fundo no assunto! Vamos juntos?

O que é a sinusite?

É uma patologia que se caracteriza pela inflamação dos seios paranasais. Em resumo, os seios paranasais são as cavidades mucosas que estão alinhadas no crânio e se relacionam com as fossas nasais.

O quadro inflamatório produz alterações nas mucosas, afetando a viscosidade das secreções e fazendo com que elas se acumulem. Esse acúmulo é o que causa a dificuldade respiratória, febre, dor de cabeça e o desconforto nos olhos.

Além desses sintomas, a sinusite também caracteriza-se pela mudança na coloração das secreções, que ficam amareladas ou esverdeadas. Quando essa doença evolui, ela pode provocar uma laringite, traqueíte, bronquite aguda ou até um abscesso.

Como a acupuntura enxerga e trata essa doença respiratória?

A medicina chinesa entende as causas da sinusite como fatores internos e externos. Os fatores internos referem-se aos maus hábitos alimentares, desequilíbrios energéticos orgânico-viscerais ou ao acúmulo de umidade e fleuma no organismo.

Os externos são os fatores de origem climática que causam os quadros agudos da doença. Geralmente, o problema ocorre por uma associação dos dois tipos de fatores. Para a acupuntura, as causas desse problema respiratório podem ser, entre outras:

  • Invasão de vento-calor;
  • Plenitude calor no pulmão;
  • Plenitude calor na vesícula biliar;
  • Umidade-Mucosidade-Calor no Baço.

O diagnóstico da causa é feito por meio da análise dos sintomas apresentados pelo paciente e, principalmente, pelo tipo de secreção que produz. A identificação da causa é o primeiro passo para iniciar o tratamento, pois os pontos de aplicação das agulhas variam de acordo com ela.

Os estímulos provocados pelas agulhas promovem alívio da dor e a desobstrução dos seios da face. Esses benefícios são percebidos já após a primeira sessão. O tratamento para a rinite funciona do mesmo modo.

Acredito que agora você já tenha entendido como a medicina chinesa pode atuar no tratamento da sinusite. Caso tenha interesse, converse com seu médico. Ou Agende já sua consulta!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp