Porque ficamos mais doentes no frio? Saiba o motivo!

Estamos na estação mais fria do ano! Sim, o Brasil também tem frio minha gente! Algumas cidades brasileiras têm atingido temperaturas quase negativas durante esse inverno, principalmente em regiões serranas e no sul do país. 

E de acordo com a Medicina Chinesa, o frio é um importante fator determinante de doenças em nosso corpo. Por isso, temos que ficar atentos a seus efeitos em nosso organismo. Quer saber como? Acompanhe o texto, tem bastante informação interessante até o final!

 Fatores patogênicos 

Para a Medicina Tradicional Chinesa, o Frio é um dos seis fatores patogênicos exógenos, aspectos presentes na natureza que são capazes de influenciar no processo saúde-doença de nosso corpo. 

Vento, Calor, Umidade, Secura, Fogo e Frio são os fatores que, sob condições normais e equilibradas, co-existem com nosso organismo. Já explicamos aqui no blog como o equilíbrio é importante, né? 

Eles estão no ambiente externo, na natureza, e somente provocam mudanças patológicas dentro de nós caso surjam subitamente ou sejam muito extremos. Caso a resistência do corpo seja fraca em combatê-los, também poderão causar desequilíbrio.

O fator patogênico Frio

O Frio como fator patogênico tem a característica de contração e estagnação. Esses atributos fazem com que a circulação de sangue e Qi (a energia vital da Medicina Chinesa que já comentamos) fique prejudicada. 

A circulação prejudicada leva a contrações espasmódicas involuntárias de tendões, músculos e até dos próprios meridianos que circulam em nosso corpo. 

Também leva a dor em geral, restrição de movimentos dos membros, falta de suor, entre outros. 

O Frio também causa uma dificuldade do nosso corpo em aquecer-se. Esse aspecto leva a  sintomas como dor em região epigástrica e abdominal, má digestão, extremidades frias, urina clara e em maior quantidade, e até diarréia.  

Importante lembrar que o fator patogênico Vento é central. É ele quem carrega o Frio, assim como os outros fatores patogênicos, para dentro de nosso corpo. Então, fiquemos espertos com o vento também!  

Como se proteger do frio?

Ficar bem protegido do frio é fundamental. Algumas áreas do nosso corpo são mais suscetíveis à entrada de frio e vento.

Os ombros, nuca, cabeça, região lombar e pés devem estar sempre bem quentinhos e protegidos. O uso de gorros, cachecóis e meias é mandatório ao sair de casa no frio. 

Não andar descalço também é primordial. O ponto de início do Meridiano do Rim é bem na sola do pé, e andar com os pés descalços pode permitir a entrada de frio patogênico diretamente neste sistema energético. 

Já comentamos como o Meridiano do Rim é importante, portanto atente-se a isso e mantenha os pés sempre bem protegidos. 

Caso pegue friagem nos pés por algum descuido, faça escalda-pés a noite, logo antes de dormir. Aquecer os pés com uma bacia com água quente ajuda bastante a eliminar o frio, além de promover uma ótima noite de sono. Só tome cuidado para não andar descalço logo após! 

Lavar a cabeça a noite também não é indicado em dias frios. Se lavar, seque com secador imediatamente! Dê preferência para lavar os cabelos durante o dia. 

Bebidas geladas são proibidas! Com elas, levamos o frio diretamente para dentro do nosso corpo muito rapidamente! Prefira bebidas quentes, como chás, ou em temperatura ambiente. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Agende sua consulta aqui, e saiba como curtir o inverno sem preocupações. 

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp