tahini-2735742_1920

Gergelim Preto e o equilíbrio do Rim

Estamos em junho, o mês da consciência sobre infertilidade. E como prometido, vamos falar sobre alguns alimentos e práticas que ajudam a tonificar o Rim! Esse canal energético que é o mestre da nossa energia vital, e sem ele literalmente nada seríamos.

Quem é o gergelim?

O gergelim (Sesamum indicum), em chinês Hei Zhi Ma, é uma das plantas oleaginosas mais antigas e usadas pela humanidade! Os praticantes da medicina chinesa indicam seu uso há mais de 4 mil anos, evidenciando seus benefícios para o fortalecimento da energia vital e a predisposição à concepção.

É muito fácil de ser cultivado e por isso apresenta alto potencial econômico.

Suas folhas têm propriedades curativas, sabe-se que auxiliam em casos de diarréia e irritação intestinal. Mas são as sementes que têm o maior valor medicinal, e é sobre elas que falaremos mais a fundo.    

A incrível semente

Suas sementes são bastante oleosas, ricas em ácidos graxos (cerca de 44% a 58% de sua constituição) e proteínas (39,7%), além de vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, sódio, zinco e selênio. A quantidade de fibras é baixa, cerca de 4,7%. Bastante coisa pra uma sementinha tão pequena, não é?

Em especial, a semente preta do gergelim é mais rica em relação a esses componentes. Ela contém mais cálcio do que a medida equivalente de leite, sendo uma importante aliada na prevenção da osteoporose.

Gergelim como planta medicinal

Em relação a medicina ocidental, pesquisas recentes revelam o potencial das sementes de gergelim com efeitos anti-inflamatórios importantes, além de neuroprotetor e até antibiótico.

Quanto a Medicina Chinesa, o gergelim preto é muito usado devido suas propriedades de tonificar a energia do Rim. É também um importante tonificador da energia do Fígado, além de ter a capacidade de nutrir o sangue.

Tudo isso é de extrema importância para quem está tentando engravidar, como vimos anteriormente. Se a energia do Rim está bem nutrida, circulando adequadamente, significa que a energia vital do organismo também está saudável!

Para tonificar o Rim, a dietoterapia chinesa recomenda o consumo do gergelim preto em forma de infusão das suas sementes. Cerca de 3 colheres de sopa das sementes trituradas para 500mL de água morna, e você já preparou seu tonificante. Recomenda-se o consumo inicial de duas xícaras ao dia, diminuindo para uma xícara ao dia após as duas primeiras semanas de uso. Não é recomendado que o consumo ultrapasse 3 xícaras ao dia.

Os benefícios não param          

Outra característica interessante do gergelim preto é a estimulação de lactação, a produção de leite para amamentação. Além disso, as sementes também são capazes de evitar o branqueamento precoce dos cabelos.

Esses dois efeitos também estão relacionados com a energia do Rim, já que a produção de leite para nutrição do bebê e a saúde dos cabelos sofrem influência direta deste sistema.

Fique ligado, mais dicas em relação ao fortalecimento dos Rins estão por vir aqui no blog!

Ainda tem alguma dúvida? Agende sua consulta e conheça mais sobre os benefícios incríveis da Medicina Chinesa.   

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp