Screen Shot 2020-03-31 at 08.29.00

Acupuntura trata dor de garganta? Sim! Vem descobrir como!

A garganta é a principal porta de entrada do nosso corpo para os vírus e bactérias, por isso, existem diferentes tipos de doenças que acometem essa região, tais como, faringite, amigdalite e laringite. Nesse sentido, a acupuntura atua de forma eficiente e rápida no tratamento dessas patologias.

Não sabia disso? Pois é, infelizmente, ainda há muita desinformação sobre essa técnica chinesa. Continue a leitura e entenda como a acupuntura pode tratar essas doenças respiratórias.

O que é faringite?

Existem diferentes tipos de inflamação que afetam a garganta, pois ela é dividida em nasofaringe, orofaringe, laringofaringe e laringe, sendo a última o local onde ficam as amígdalas.

É na garganta que se inicia o tecido imunológico que defende o organismo da ação dos microorganismos. Dessa maneira, o processo inflamatório se inicia quando há um combate das células de defesa contra esses agentes externos.

A faringite é a inflamação da faringe, uma parte do corpo que liga o nariz, a boca, o esôfago e a laringe. Ela pode ser causada por bactérias, mas na maioria dos casos, é desencadeada por vírus.

O paciente costuma apresentar dor de garganta, dificuldade para ingerir alimentos, coriza, tosse e febre de até 38,5º C.

Como a acupuntura atua no tratamento da faringite?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupuntura é indicada no tratamento de mais de 40 patologias.

Dentre essas estão as doenças respiratórias, tais como, sinusite, rinite, faringite, amigdalite aguda, bronquite crônica, asma brônquica e enfisema.

Na Medicina Tradicional Chinesa, uma das causas mais comuns de faringite tem origem na invasão do fator patogênico vento-calor na laringofaringe ou então pela ascensão do calor acumulado nos canais do pulmão e do esôfago.

Há também a faringite que se origina por uma deficiência energética do meridiano do Rim. Nesses casos outras doenças, respiratórias ou não, também podem acometer o paciente simultaneamente.

A forma como o tratamento será realizado irá variar de acordo com as causas. Para a obtenção do diagnóstico preciso, essas causas se diferenciam pelos sintomas, sendo eles:

  • invasão de vento-calor ou ascensão do fogo: aversão ao frio, febre, dor de cabeça, constipação, língua vermelha com saburra amarela e fina, pulso superficial e rápido, dor e inchaço na garganta;
  • deficiência da energia do rim: quando tem uma evolução lenta, sem febre ou com febre baixa, mal estar e secura na garganta, sensação de calor nas palmas das mãos, língua vermelha sem saburra, pulso filiforme e rápido.

O tratamento da doença causada pelos fatores patogênicos geralmente se baseia na aplicação das agulhas nos pontos dos canais do estômago e do intestino grosso. Já nos casos de deficiência do Rim, as agulhas serão colocadas nos pontos do próprio canal do Rim, com o método tonificante para nutrir o yin e reduzir o fogo Xu.

O estímulo por acupuntura, no caso da inflamação da faringe, serve para harmonizar as forças vitais, regularizar o fluxo de QI (energia vital) e restabelecer a saúde.

Caso esteja sofrendo com uma faringite, procure um acupunturista para ser avaliado. Agende sua consulta agora mesmo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp