pessoa frustrada e cansada trabalhando

Um elefante chamado “cansaço de fim de ano”

Nem parece, mas já estamos nos aproximando das festas de fim de ano. O ano passou tão rápido, é difícil acreditar que já estamos em Novembro! Com esse ritmo maluco do tempo percebido por nós, vem sempre aquela sensação de cansaço extremo nesse período. Frustrações por não ter conseguido pôr em prática algum plano prometido no começo do ano, ou mesmo a sensação de estar “atolado” com tanta coisa para fazer e pouco tempo para fazê-las. 

O desânimo é inevitável nessa época do ano. Mas viemos hoje trazer uma boa notícia! A Medicina Chinesa tem uma visão bem legal sobre esse cansaço, além de dicas para não perder as forças nessa fase. 

Ai, que peso! 

Sabe aquela sensação de corpo pesado, o tempo inteiro? Parece que temos o peso de um elefante em nossas pernas, não é mesmo? Pois bem, para a Medicina Chinesa isso tem a ver com o quanto nos preocupamos ao longo do dia. 

O Baço-Pâncreas é o canal energético que regula nossos líquidos corpóreos. Estes líquidos fazem parte da composição do sangue, deixando-o mais fluido, atuam na lubrificação de articulações, entre outras atividades importantes para nosso equilíbrio e bem estar. 

Quando o meridiano do Baço-Pâncreas está com sua energia saudável e circulando bem, a quantidade de líquido existente em nosso corpo vai para os locais adequados, e na quantidade adequada. Mas, quando esse canal energético está afetado, há um acúmulo de líquido em nosso organismo. Além de estar em excesso, esse líquido não circula bem. Portanto, essa sensação de peso e cansaço é inevitável. 

Para a Medicina Chinesa, o Baço-Pâncreas é também o meridiano ligado à preocupação, como já mostramos por aqui. Uma das coisas que mais lesa esse canal é o fato de nos preocuparmos em excesso. E nesse cenário de fim de ano, a maioria de nós tem esse tipo de atitude, levando a um cansaço e desânimo imensos. Mas, não precisa ser assim!

Não dá tempo de relaxar!

Tudo anda tão corrido que acreditamos que se pararmos 30 minutinhos para dar uma volta no parque, ou tomar um sorvete… ficaremos com trabalho atrasado! Mas muitas vezes, esse é o motivo principal de você estar tão cansado. 

Sem pausas efetivas durante o dia, nosso corpo e nossa mente não aguentam a quantidade de informações a qual somos submetidos diariamente. Precisamos de um respiro de vez em quando. 

A Medicina Chinesa acredita muito no equilíbrio, como sempre falamos aqui no blog. Um dia de trabalho equilibrado deve ser composto, sim, de muitas horas de dedicação às tarefas que precisam ser realizadas. Mas sempre entremeadas por momentos de descanso, de pausas. 

Mesmo que curtas, essas pausas ajudam nossa mente a focar novamente quando retornamos ao trabalho. Você irá trabalhar muito melhor se se permitir ter uns minutinhos de descanso, ou se fizer alguma atividade diferente. Estará, na verdade, ganhando tempo de trabalho produtivo.  

 Onde arrumar gás para o sprint final?

Pequenos movimentos podem ser de extrema importância para manter a energia nesse período atribulado. Um equilíbrio mental, com práticas regulares de meditação e exercício físico são muito eficazes. Manter a mente com o mínimo de pré-ocupações, é fundamental! 

Outras atividades como a massagem, são bem legais também para nos manter mais equilibrados. Em conjunto com um tratamento de acupuntura, tudo isso só vem para melhorar nossa qualidade de vida nessa época atribulada. 

Ficou curioso? Não perca essa oportunidade, agende já sua consulta e aproveite essa fase do ano da melhor forma possível!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp