cold-3861935_1920

Como a acupuntura ajuda no tratamento da rinite e da sinusite?

É possível o tratamento de sintomas de rinite e sinusite sem o uso de medicamentos? Sim, é possível! Mas vamos por partes, precisamos entender algumas coisas antes.

A diferença entre rinite e sinusite

A rinite é o nome dado a inflamação da mucosa da cavidade nasal, mais conhecida como interior do seu nariz. A sinusite é quando essa inflamação se dá na mucosa dos seios paranasais, pequenos orifícios na região frontal e superior do rosto que, entre outras funções, servem para aquecer o ar que inalamos e diminuir o peso do nosso crânio.

A inflamação das mucosas, ou tecido de revestimento, leva a uma série de sintomas como espirros e coriza intermitente, no caso da rinite, e dor e pressão ao redor dos olhos e testa, no caso da sinusite. Ambas podem ocorrer de forma aguda, quando os sintomas têm duração curta porém geralmente são mais fortes e envolvem mal estar geral, prostração e febre; e também de forma crônica, quando os sintomas aparecem de forma mais branda, mas constante.

Agora, por que será que essas mucosas resolvem inflamar? Os famosos vírus e as temidas bactérias podem ser causadores tanto de rinite quanto de sinusite, entretanto, a causa mais recorrente é relacionada a alergias. Alguma substância como pêlo de gato, pólen, entra em contato com a mucosa através da respiração ou até mudança de clima e vento, levando a uma reação inflamatória daquele tecido como forma de proteger-se.

O alérgeno é como um estranho para aquele tecido, que dispara um gatilho e manda uma mensagem para todas as células com a informação que está sob uma terrível ameaça. As células então têm uma reação exacerbada para se livrar daquilo, produzindo bastante muco e edema, ocasionando a série de sintomas da rinite e sinusite.

Esse mecanismo é natural do organismo, que lança mão de seus recursos próprios para se manter em equilíbrio, mas em algumas pessoas ele é exagerado.

Como funcionam os medicamentos?

Os anti-alérgicos atuam de forma a diminuir o desencadear da reação inflamatória, o que naquele momento é muito benéfico e leva a um alívio quase imediato. Pesquisas recentes comprovam que o tratamento com acupuntura tem a mesma eficácia que o tratamento com corticóide tópico nasal, na diminuição dos sintomas¹. Entretanto, o uso recorrente de medicamentos leva o organismo a ficar preguiçoso: se tem algo externo me ajudando, por que vou gastar minha própria energia?

No futuro, ao se deparar com alguma ameaça, a reação inflamatória daquele tecido pode ficar muito pior e sair do controle, já que de alguma forma ele “esqueceu” a quantidade de força que é necessária para se proteger.

Como funciona o tratamento com acupuntura?

As sessões de acupuntura visam fortalecer o organismo de forma gradual, e os sintomas começam a diminuir logo após as primeiras sessões. Porém podem voltar a ocorrer, pois o corpo ainda não está acostumado com a nova configuração e fluidez energética.

Cada caso é analisado e acompanhado de perto, sendo proposto o plano de tratamento individualizado e número de sessões, sempre respeitando o ritmo de adaptação do organismo. Em geral após o primeiro mês de sessões semanais, a melhora é significativa.

A aplicação das agulhas em pontos estratégicos atua direcionando a energia do organismo para os locais que mais está precisando, nesse caso para a mucosa da cavidade nasal e seios paranasais. Estando equilibrado, o organismo sabe que ao se deparar com uma ameaça não precisa reagir exageradamente, mas com a moderação necessária para somente se livrar daquilo e retomar seu funcionamento habitual.

De tal forma que o tecido ameaçado consegue se proteger sem precisar despender tanta força, o que diminui, e muito, a ocorrência de sintomas. Futuramente, consegue inclusive reconhecer aquelas substâncias não mais como ameaças, e não desencadear portanto nenhuma reação inflamatória. É um aprendizado gradual, mas que após adquirido permanece na memória do nosso corpo.

Como pudemos ver, se você sofre com os constantes espirros, dor de cabeça, coriza, com o auxílio da acupuntura é capaz de reeducar seu corpo para não apresentar mais esse tipo de reação. E tudo isso, claro, sem depender do uso de medicamentos.

Boa notícia, não é mesmo? Agende já sua consulta e descubra mais benefícios da acupuntura para sua qualidade de vida.  

 

Referências:

1 Baccili, Cecília & Megid, Cury & Cury, Patricia & Cordeiro, José & Saidah, Rassen & da Silva, João Bosco. (2019). Tratamento da rinite alérgica: comparação entre acupuntura e corticóide nasal.

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp